sábado, 28 de abril de 2012

BANDA LARGA BRASILEIRA ENTRE AS PIORES DO MUNDO!


Excelente mesmo, só foi essa materia de Renato CRuz,pelo O Estado de SP em27/03/2010. A materia, só ressalta algo que todos nós vimos no dia-a-dia. O perfil paleosoico de nossos governantes quando o assunto é Internet. Na integra " Um estudo sobre a qualidade da banda larga,divulgado no final do ano passado,colocou o Brasil na 45a posição entre 66 paises analisados.A avaliação foi feita pelas universidades de Oxford e de Oviedo.Numa escala de zero a 100,o país fez somente 24 pontos,abaixo da media de todos os pesquisados,que ficou em 30 pontos.
Enquanto outros paises fazem um esforço para melhorar a banda larga e democratiza-la, o BRasil não tem politicas nesse sentido.Até bem pouco tempo atras, a Anatel não fiscalizava esse mercado,porque a internet não é considerada um serviço de telecomunicaçoes, mas um serviço de valor adicionado,ficando fora da alçada da agencia.Isso foi bom por um lado,por criar um mercado de internet livre e desregulamentado,o que acelerou o seu crescimento.Mas, por outro lado foi ruim,porquenão garantiu a qualidade do serviço e não criou incentivos a competição e a universalização.Essa posição começou a mudar somente depois dos problemas sérios enfrentados pelo Speedy, da Telefonica,no ano passado.Neste momento o governo discute a criação de um plano de banda larga.A discussão,no entanto girou em torno da criação de uma estatal de banda larga,que não será capaz de resolver o problema que existe hoje.A União quer usar a rede optica das empresas elétricas na banda larga,mas essa infraestrutura é de longa distancia,não chega a casa das pessoas e não é uma alternativa efetiva as empresas privadas. Em meados da decada de 1990,quando o sistema Telebras foi preparado para a privatização,o serviço de banda-larga nem existia.Na epoca foram criados instrumentos de universalização da telefonia fixa.A regulamentação nunca foi atualizada.A politica brasileira de telecomunicações de mais de uma decada, está defasada. Um exemplo desse anacronismo, é o fundo de universalização dos serviços de telecomunicações (FUST),que acumula 7 bilhoes de reais,nunca oi usado e, pela lei vigente, só poderia ser aplicado a concessionarias de telefonia fixa. O governo poderia seguir na banda larga o exemplo que ele mesmo fez em informática, com a lei do Bem.UM corte de impostos tornou o PC acessivel para um publico muito maior, reduziu o mercado ilegal e elevou a arrecadação" E voce o que acha da nossa BANDA LARGA? Entre outras coisas, ressalve-se o CUSTO dela e da telefonia em geral no BRasil- será que é fruto só da voracidade de recolhimento de impostos do governo ou da leniencia que se observa quando o assunto é punir o abuso empresarial, principalmente de grandes grupos. É necessário que o caos se instale, como foi o caso do speedy, para que se faça alguma " justiça". Parabéns! esse é o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião e colaboração é sempre bem vinda para aprimorarmos os conteúdos e ajudará com certeza outras pessoas do cyberspace da infinita e complexa WEB.